quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ética que transcende as culturas

Ontem meu namorado comentou que havia acompanhado uma conhecida quando esta ia a um ashram na zona sul de São Paulo. Estava acontecendo uma palestra com um guru vindo da Índia e ele, curioso, resolveu ficar para assistir. Me contou que, apesar de o ambiente ser bastante místico, com uma abordagem à filosofia bem diversa daquela dada no Swásthya Yôga, ele achou muito interessante o que aquele guru importado falava e me contou algumas coisas. O tema era precisamente yamas e niyamas e muito do que foi conversado é bastante semelhante a posts colocados aqui.

Eu não estava lá, mas refleti bastante sobre o que meu namorado contou e resolvi escrever aqui. Existem valores éticos que transcendem contexto, época e grupos sociais. Valores universais, que farão sentido e ecoarão em qualquer ser humano, independente da etnia, crença ou criação familiar. Estão explicitados por Patáñjali no Yôga Sútra, mas também estão na Torá, na Bíblia e em muitos outros documentos de conduta de sociedades. Não a toa, em sua maioria se repetem, com poucas mudanças: entre os yamas e os 10 mandamentos não roubar é praticamente igual, não matar se transforma em não-violência, não-possessividade em 'não cobiçarás a mulher do próximo'. É interessante ver as semelhanças e analisar as diferenças, onde, aí sim, penso que reside a marca de cada cultura.

Hoje li no Facebook a história de uma moça que transformou o dia do aniversário de um menino de rua comprando-lhe um bolo e dando-lhe parabéns. Para além de tábulas de lei ou códigos de ética: ações como essa ressoam no coração de qualquer Ser Humano como algo bom, lindo, edificante.

Não é, assim, necessário se ler e estudar ética para que esta possa ser praticada. Ela é inerente a cada um de nós. Uma escolha e uma postura perante a vida.

4 comentários:

  1. Oi Ju, parabens pelo texto!! Eu gosto muito desse assunto tambem, tanto que estou concluindo meu proprio livro sobre a obra Talmudica "Etica dos Pais" que aborda principalmente esses valores eticos universais, que tocam tao facil e profundamente o coração de todos que se permitem ao menos escutar ou refletir sobre o assinto e os beneficios que ele gera pra pessoa e para o mundo! Tamo junto!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sami querido, desculpe a demora em responder!

      Adorei teu comentário e adorarei conhecer seu livro quando estiver pronto. Não deixe de avisar para podermos trocar figurinhas ;-)

      beijos e layla tov

      Excluir
  2. Cheguei ao seu blog por puro acaso, naqueles cruzamentos de pesquisa que nos 'desviam' a atenção e uma hora paramos e nos perguntamos '-mas como vim parar aqui?' E Julia, adorei esse acaso que me trouxe ao seu blog viu? Muito legal. Fiquei um tempão navegando em suas postagens e copiando receitas. Parabéns pelo rico material que você disponibilizou aqui. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, fico feliz que você tenha aproveitado o material! Comentários como o seu me estimulam a continuar escrevendo.

      Se quiser, mantemos o contato.

      Um abraço.

      Excluir