segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vásana - somos seres condicionados

Acabo de retornar do DeRose Festival de São Paulo, onde pude compartilhar de vivências e muita convivência com pessoas maravilhosas. Uma das vivências que tive o privilégio de refazer foi sobre meditação com a querida professora Márcia Cordoni. Em sua explanação sobre nossa consciência e nossa mente pudemos conversar sobre os vasanás e os samskáras, assunto que me lembrou sobre o bate-papo sobre ahimsá deste mês.

Somos condicionados a muitas coisas, inclusive a sermos agressivos desde pequenos. Cada experiência que temos gera consciente ou inconciêntemente uma impressão (samskára) no nosso psiquismo e estas por sua fez compôem maneiras de se comportar, hábitos, condicionamentos... vásanas. Lembro quando pela primeira vez fui apresentada a estes conceitos e como fiquei revoltada ao tomar consciência de que não podemos não ser condicionados. É impossível (a não ser no caso do nirbíja samádhi) eliminar estes registros, então o quão mais conscientes formos deles melhor podemos viver nossa vida e nos relacionarmos com outras pessoas. Podemos gerar condicionamentos novos de maneira consciente - bons hábitos, mecanismos de proteção e defesa saudáveis - fazendo assim os antigos perderem força.

Sobre ahimsá, isso funciona totalmente: mude a chave ao pegar trânsito e pare de ser rude... muitos pais fazem isso na frente de seus filhos e estes acabam reprouzindo de forma automática. Se você for um deles, pense na hora, não aja inconscientemente... a mesma coisa em qualquer situação onde somos agressivos. Pense bem: na realidade não é NUNCA nessessário, mas simplismente a maioria não sabe como se relacionar em outro registro... somos agressivos por termos medo, por insegurança.

Desfaça esse nó dentro de você!

Para quem se interessou e quer mais aprofundamento, indico o curso sobre o assunto ministrado pelo professor Jóris Marengo.

2 comentários:

  1. Achei bem interessante, ju! Concordo que não há como não sermos condicionados... Até porque nos constutuímos pelo outro, na minha visão... Gostei também da ideia de "amenizar" essas influências... nossa, isso me lembrou freud um pouco! haha, conscientemente escolher a sua mudança, muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Isso é puro Yôga, Ta! Dê uma olhada nos links dentro do post e veja. Por isso sou apaixonada por essa filosofia... colocar o que esses mostros da filosofia e psicologia teorizaram em prática ;-)

    beijos

    ResponderExcluir